Fibra Arte - Fibra de bananeira para revestimento e mobiliário

Picture

Inovação no processo


A máquina Laminadora de Bananeira foi desenvolvida por Alexandro Dias dos Santos, aluno do curso técnico em eletromecânica do SENAI Maringá, em 2010.

Este equipamento permite extrair a fibra da bananeira, que é usada por artesãos, com mais segurança, efi ciência e qualidade. Foi desenvolvida a partir de um protótipo idealizado junto ao SENAI CTM de Maringá e é a primeira máquina deste tipo fabricada no Brasil.

A intenção inicial do projeto é facilitar o trabalho dos artesãos no uso da fibra de bananeira. Estes perdiam mais de 60% do seu tempo beneficiando a fibra antes de utilizá-la em seus artesanatos, o uso desta máquina agrega qualidade e quantidade na criação dos artesãos.

O propósito segundo é a produção em série de fibras para uso na indústria do setor moveleiro, vestuário e o de decoração de interiores, onde se produzirá matéria-prima diferenciada e específica para cada setor.

O projeto já conta com a parceria de consultores e resultou na empresa Fibra Arte. Outros equipamentos como para enrolar a fibra cortada e máquina de trama de colagem, já estão em fase final de desenvolvimento.

Funcionamento da Laminadora de Bananeira
O tronco da bananeira é constituído de camadas, onde são descascadas manualmente para que sejam introduzidas na Laminadora.


A Laminadora é constituída de uma primeira esteira que conduz o tronco já previamente descascado até uma serra com 4 discos, onde é cortado em forma de fitas com aproximadamente 4 cm de largura e variação de 10
milímetros de espessura. Após este primeiro corte as fi tas são conduzidas pela segunda esteira até a primeira serra fita que fará o próximo corte diminuindo a sua espessura para aproximadamente 7 milímetros tendo assim a primeira fibra, chamada de sobre-renda, laminada. A seguir a fibra restante corre por outra esteira que a conduzirá para outra serra fita que a cortará ao meio criando as chamadas renda e fibra-grossa.

Assim, a Laminadora retira 3 tipos de matéria-prima após 3 cortes distintos.